instituto projetos ambientais, em revista

Velhas notícias recortadas de jornais de folha como engrenagem viva para criativas práticas e projetos ambientais




       A concepção do Blog 'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência. Incorporar respostas que tenham credibilidade e assim pensar na troca de experiência e funcionabilidade das respostas ambientais positivas.

      Mas informar é também adquirir uma linguagem que se faça compreender, que se faça aceitar, senão mesmo o melhor projeto com os maiores critérios, pode acabar se tornando inviável, mesmo que cheinho de boas intenções.

      Na postagem de hoje encontramos alguns recortes de publicações jornalísticas sobre o meio ambiente e como buscar entende-lo para então cuidá-lo. O mundo ficou tão rápido que uma matéria incrível às vezes passa em vão,e no outro dia o jornal já é velho, inútil. Nem mesmo ainda abasorvemos a informação, seu propósito e o mais importante, sua possibilidade de se transformar em ação- e já estamos querendo outra novidade. Parece que isto se reflete nas relações de consumo e de existência. Um caso a se pensar.

       Vamos às velhas possíveis notícias atuais? (De um jornal que estava adormecido em casa e já na fila para o lixo/reciclagem). É interessante colecionar notícias de jornais de folha. Ou relê-las antes do descarte, a cronologia pode se transofrmar num mero detalhe.

= NEM TUDO DEVE IR PARA O CAMINHÃO DE LIXO = O Brasil é o país que mais descarta computadores pessoais per capita - 0,5 por habitante - segundo dados da ONU ( Na China é 0,2). O número dessas máquinas vendidas no país sobe 15 a 20% ao ano;em 2010 atingiu 13,3 milhões de unidades (deacordo com IT data). O celular passa de item cobiçado para peça pré-histórica em questão de meses. Imagine esses equipamentos e mais ainda, baterias de carro, exames de raio X, lâmpadas fluorescentes, e outros, sendo descartados de forma comum. As baterias de carro contêm chumbo que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Se depositados no solo podem atingir o lençol freático e tornando a poluição a oferecer maiores riscos de exposição ao ser humano. As lâmpadas contém fósforo e mercúrio que são cancerígenos, além de prejudiciais aos rins e ao fígado. "Jogar lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta e a preservar nossa própria saúde, significando economia e aproveitamento de matéria prima." Onde descartar? Alguns pontos ( o texto completo em Folha de São Paulo especial pelo dia do meio ambiente - 5/6/2011):
= O PLÁSTICO COM DIAS CONTADOS = O cenário começou a mudar a partir de Janeiro de 2012 quando os supermecados estarão proibidos de distribuir sacolas plásticas. "Proibir apenas não resolve,éprecido haver ações combinadas envolvendo educação ambiental,comunicação,ampliação da coleta seletiva,por ecemplo" diz Adriana Charux do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Vejamos sobre as sacolas:

                                 Sacolas Plásticas                      Ecobags                           Sacolas de papel
Material                  plástico a partir de derivados       lona, algodão, fibras           papel craft grosso
                                 de petróleo                                 vegetais,plástico reciclado

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Impacto                   levam 200 a 400 anos para          podem ser recicladas               Degradam-se em 2
                                se degradar; espalham e                algodão e fibras decompõem   a 5 anos sem gerar
                                entopem bueiros, contaminam        em pouco anos                       substâncias tóxicas   
                                animais                                                                                         100% recicláveis
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Custo                       barato                                        médio                                       alto
                                 não custa nada para o                 Os preços variam,uma sacola     poucos locais
                                 consumidor                                  retornável não sai menos que     distribuem
                                                                                    R$ 2,99                                     0,50 cada uma
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reutilização            baixa                                          alta                                            média
                                 rasgam com facilidade                 vida útil longa                              só para transportar
                                                                                                                                      produtos secos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

= DESING SUSTENTÁVEL = que permite menor consumo de energia e uso de materiais recicláveis caminha a passos lentos no Brasil. Enquanto na Europa já são usados telhados e vidros autolimpantes, feitos com nanopartículas que "comem" a sujeira e a poluição, no Brasil são poucas as construções que tem painéis de energia solar e sistemas de reaproveitamento de águas de chuvas. Um exemplo: na próxima vez que você entrar no banheiro de sua casa, olhe o vaso sanitário.Se for equipado com avelha válvula de parede ,o equipamento estará fazendo mal tanto para o ambiente quanto para o seu bolso. Durante um mês, os disparos dos botões da descarga podem representar 30% do consumo de uma casa. Uma valvula de parede joga esgoto abaixo com 2 litros/água/segundo.Em 10 segundos são 20 litros. Se cada membro de uma casa com 4 pessoas for duas vezes ao banheiro por dia,em um mês,serão gastos apenas com a descarga 4,8 mil litros. "Hoje com as caixas acopladas deduplo acionamento (urina e fezes) ,de três a seis litros, a economia pode ser brutal" diz Martha Nader arquiteta especialista em sustentabilidade.O chuveiro é o segundo item que deve ser avaliado. Outros projetos como Ecotelhados também devem ganhar espaço; as novas gerações não querem morar em casas que agridem o meio ambiente,já é um fato.

= MODA URBANA = a confecção Éden,de Conchas no interior de São Paulo,compra algodão de 150 familias produtoras do Paraná, Minas Gerais,Goiás e do Mato Grosso do Sul, que são orientadas a não usar pesticidas na plantação. Durante a fabricação das roupas (calças,saias, vestidos e blusas) são utilizados apenas corantes naturais ,como urucum e índigo. O empresário Jorge Yammine proprietário da marca com um loja na Vila Madalena em São Paulo, diz que pretende aumentar pontos de venda e lançar franquia. De 2009 para 2010 o volume de receitas aumentou 300%. "Atendemos a um desejo do consumidor".

                             Assim, sempre reproduzir aqui informações e notícias jornalísticas à difusão da comunicabilidade em mídias diversas compõe o objetivo técnico do blog, ou seja, da teoria à prática, numa combinação que sempre deve se harmozinar para a realidade em metas para reais e concretos projetos ambientais.

                            É uma longa estrada, apenas é preciso iniciar a caminhada, o que se pode dizer pela tal 'consiência ambiental'. O abraço das águas!

                                   PS: Vou ainda guardar o jornal velho, usado hoje, por mais algum tempo. Veja só parte dele já virou notícia nova. A velocidade do mundo nem sempre é aquela que faz bem ao ambiente e a nós mesmos.
                                        

Um comentário:

  1. Olá.. Sou super a favor da abolição das sacolinhas plásticas de supermercados.. Porém ninguém dá a solução sobre como iremos ou onde colocaremos o lixo para que o lixeiro leve...

    ResponderExcluir